Pesquisa

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

radioterapia a última luta!!


Depois de algum tempo voltei p/ continuar passando um pouco da minha experiência contra o linfoma, agora vou falar como foi a minha radioterapia eu não fazia idéia do que iria sentir como seria e como ficaria durante o tratamento mais como sempre contei com grandes amigos que conheci na internet que tiraram minhas dúvidas e me deram muita força. Tudo estava indo de acordo com o planejado mais minha primeira radio estava bem longe de acontecer, pois os médicos residentes do hospital estavam em greve, tive que ficar esperando mais de 2 meses para iniciar minha última batalha contra o linfoma, depois de meses lá estava eu na minha primeira consulta de planejamento para saber como e quantas e quando eu iria fazer minhas radios. Mais antes de tudo isso, tive que fazer uma máscara para não sair da posição durante as radios depois que essa máscara é feita, o médico marca o planejamento da sua radioterapia. Chegando ao local da radioterapia o Dr. Leonardo, uma pessoa gente boa que não te trata apenas como um paciente, ele por ser tão jovem me tratava como um colega de sala, um amigo de balada ele fala a linguagem que você gostaria de ouvir de um médico sem termos técnicos e sim falando a real isso que é muito bacana nele, fui ao consultório e ele foi falando como seria, o que eu poderia sentir, mas só você passando para saber, o que o médico fala você não está nem ai você tem que provar para saber.

Fomos a área de planejamento deitei em uma espécie de cama que é usada na radioterapia onde eles me marcaram com alguns traços de caneta pelo corpo p/ que eu durante todo tratamento fica-se na mesma posição, eu teria que levar essas marcas durante todo tratamento, nossa que lindo eu fiquei todo marcado de canetinha parecia uma criança depois da hora da recreação. Fui à área de planejamento mais umas duas vezes antes de iniciar definitivamente as minhas 17 radioterapias. Já na outra semana após essas sessões de planejamento vem minha primeira radioterapia, expectativa total de como seria, o que eu sentiria, cheguei lá e logo fui chamado, eu era o último do dia chegava bem em cima da hora para não ficar esperando, entrei deitei na máquina da radioterapia a técnica colocou a máscara me posicionou direitinho e começou, em menos de 3 minutos minha radio tinha acabado eu levantei e perguntei:- “É isso?” Ela de pronto respondeu:-“ Sim! Até amanhã”. Nossa gente!!! Te juro não senti nada eu só deitei e levantei e não senti absolutamente nada foi muito bom sabe que seria assim, pois quem passa pelas quimioterapias só quer saber de sossego daqui para frente porque as quimios sim são horríveis, depois fiz mais algumas no total de 5 radios e tudo perfeito estava ótimo e bombando saúde, mais um belo dia fui até a radio e a técnica falou que a máquina estava quebrada e que eu teria que ligar só semana que vem para saber quando a máquina iria ser arrumada, liguei e fui muitas vezes no hospital reclamar na ouvidoria e nada. Fui até o meu hematologista e falei a situação e ele falou que caso demorasse muito teria que suspender, pois não teria nenhum efeito, mais logo que falei com ele na mesma semana a máquina foi arrumada e voltei a fazer minhas radios, fiquei parado mais de 20 dias e durante esse período é que vim sentir os primeiros efeitos da radioterapia, depois de duas semanas eu estava bem em frente ao meu computador e comecei a perceber que estava com cabelos nos ombros e comecei a passar a mão em minha nuca, gente meu cabelo caiu todo mais só na região da nuca, mais o meu susto foi que eu estava parado mais de uma semana e agora que meu cabelo iria cair, achei estranho mais tudo bem isso é o de menos, o pior foi a minha garganta gente na hora que você faz a radioterapia você não sente nada, é depois que você vai ver o que ela faz, ela queimou toda aminha garganta por dentro, então durante uma semana você mal consegue comer, fica só na sopa e ainda por cima fria, porque dói muito mesmo parece que você está comendo navalhas é horrível, depois de alguns dias voltou tudo ao normal, retomei novamente o tratamento mais agora eu faria 12 sessões seguidas imagina, quando eu fiz 5 fiquei assim e agora com 12 como seria (Para quem não sabe a radio você faz todos os dias úteis tirando o sábado domingo e feriados então você pelo menos tem alguns dias de folga) que na Verdade não adianta de nada, depois de 7 sessões já comecei a sentir minha garganta novamente mais agora eu não tinha folga, teria que fazer as radios da mesma maneira, fiz mais não comia quase nada e não bebia nada quente até perdi uns quilinhos que na verdade tava precisando to muito acima do peso que estava antes da minha doença ser descoberta não vou revelar o meu peso mais que estou gordinho isso estou rsrsrsrsrsrs!!!E depois dessas sessões veio o último reflexo da nossa grande amiga radioterapia, meu pescoço ficou totalmente queimado mais escuro que o resto do meu corpo e fora isso é como eu tivesse tomado um sol sem protetor porque a pele arde da mesma maneira, gente isso é o de menos o pior já passou agora é só alegria e curtira a vida porque durante todo esse período eu descobri que a vida é muito curta e que nós não valemos nada o importante não é você e sim o que você faz deixe boas lembranças, deixe amigos, deixe um legado porque assim você vai ter vivido bem sua vida não importa o dinheiro não importa coisas fúteis o que importa é ser feliz amar e respeitar todos acima de tudo, brigue ,discuta, chore e sofra porque isso faz parte da vida, mais esses momentos tristes têm que ser mais curtos do que os de alegria simplesmente viva a vida!!!

11 comentários:

  1. te amo muito vc é muito guerreiro viu te amo

    ResponderExcluir
  2. Oi Anderson.... que batalha hein!... mas graças a Deus você superou todas as etapas e vai sair curado!!

    parabéns pela garra

    bjos
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Realmente a batalha contra o câncer não é fácil! Mas com certeza você é uma pessoa muito forte e conseguiu superar as barreiras presentes nesta jornada. Com certeza sairá curado! Eu e toda a equipe ABRALE estamos na torcida!

    Grande abraço,
    Tatiane - Comunicação ABRALE

    ResponderExcluir
  4. Fala Anderson, tudo bem?
    Estudamos juntos na escola, não sabia dessa sua batalha... o que importa é que ela já está no final e vc vai vencê-la...
    Você é um guerreiro, e é um vitorioso por dois motivos: 1 vc está vencendo essa batalha 2 vc descobriu o sentido da vida... parabéns cara, o mundo precisa de mais pessoas assim, que enxergam o amor do ser humano e releva as coisas fúteis.
    Um grande abraço,
    Fabio

    ResponderExcluir
  5. Oi Anderson...

    Assisti o video da sua entrevista, achei muito bacana e esclarecedor...
    Acompanhei toda a sua luta atraves da sua irmã Andreia, pois trabalhamos juntas, e só tenho dizer que vc é um GUERREIRO, que mesmo nas maiores difiuldades nunca deixou de acreditar e principalmente nunca desistiu de viver...

    Vc é uma pessoa ILUMINADA!!!
    Que DEus continue te abençoando sempre!!

    Bjos
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Oi Anderson! Vi a reportagem da record... parabéns pela luta!!! estou passando pelo mesmo! linfoma de hodgkin, estágio 3bx...estou em fase de reestadiamento, vou fazer um PET CT na segunda para ver como estou, passei por 16 sessões de quimio ABVD...
    vamos manter contato...
    meu blog é http://vitor-muniz.blogspot.com/

    ABRAÇÃO!!!! FORÇA!!!

    ResponderExcluir
  7. Anderson...
    Depois de um ano tenho palavras para falar de você e o quanto você é importante na minha vida e o quanto você significa pra mim...
    Lembro como se fosse hoje,eu estava no hospital sâo paulo pra fazer biopisía de medúla óssea e estava sozinha,perdida com muito medo,daí a nossa médica pediu que você conversasse comigo ,porque estava muito nervosa,e nâo nos conhecíamos e mesmo assim você veio até a mim conversou e me tranquilizou,você estava no dia e na hora certa,lembro até hoje 17.12.10 kkkkk...
    Daí nós falavámos por celular e era tâo bom quando você me ligava,porque parecia que você sempre adivinhava quando eu estava triste,e você nâo sabe o quanto me animava até esquecia que tinha câncer,estava perdida nâo sabia de nada e você foi me ajudando e dando atênçâo que nâo tinha,estava tudo tâo escuro e você chegou e tudo ficou claro .você me falava da sua vida e eu da minha,depois de algum tempo você me convidou para conhecer sua familia ,amei desde o primeiro instante maravilhoso,sem palavras...
    Entâo depois fomos nos ajudando e nos conhecendo melhor.Quando foi no dia 28.01.10 eu comecei a quimio e você no dia 29.01.10 a sua.A batalha começava contra o LINFOMA DE HODGKIN ,uma luta até o fim ...como eu morava distante do hospital sâo paulo você de um gesto generoso e humildemente pediu que ficasse na sua casa quando fizesse quimioterapia,mesmo sem me conhecer tâo bem me estendeu a mâo mais uma vez,e aceitei porque eu passava muito mau, e você era tranquilo se comparando a mim,nâo passava muito mau.Os dias,meses foram se passando e nós dois vencemos a guerra,você sempre FORTE,TRANQUILO,ALEGRE e nâo desanimava firme e forte como um guerreiro que você é...
    O que tenho a dizer é que você é a pessoa mais importante da minha vida...e dizer muito obrigado por tudo,porque mesmo passando por tudo que passamos ainda assim você se preocupava e estava comigo lado a lado...
    Anderson você é e sempre será meu anjinho que amo tanto e meu grande amigasso e meu parceiro querido...Te admiro pra caramba você tem uma garra,uma força indescritível e está nessa luta juntos só aprendi coisas boas da vida com você meu querido, a atençâo,a preocupaçâo de você comigo nâo tem dinheiro no mundo que pague,todo esse carinho que você e sua familia teve e tem comigo...
    Eu quero te dizer que o que você precisar estarei sempre aqui pra te ajudar,e sempre estarei ao seu lado no que der e vier, sua amizade é a coisa mais importante que conquistei na minha vida inteira,só agradeço a meu Deus por um presente tâo lindo que me deste...
    E agora vamos juntos terminar o que começamos nessa luta, daria minha vida por você se precisar.e vamos seguir em frente... fica com Deus... UM GRANDE BEIJO TE AMO... SUA AMIGA MONALIZA DUARTE...

    ResponderExcluir
  8. Nossa Monaliza!!!Fiquei emocionada com suas palavras...Conheço o Anderson há anos, e reafirmo tudo que você falou.
    Uma das pessoas mais sinceras e maravilhosas que já conheci na vida, sem falar na garra e alegria de viver que ele sempre teve e que contagia todos à sua volta.


    Parabéns aos dois!Vocês realmente são muito guerreiros.

    Um grade abraço e torço por vcs.

    Josy Sousa

    ResponderExcluir
  9. e meu camarada eu vou começar a fazer essa radioterapia 35 seção voce so fes 17 e eu que vou fazer 35 seçao mais eu to bem confiante desistir nunca render-se jamais

    nunca pare de lutar mais nunca pare de lutar mesmo

    ResponderExcluir
  10. oi anderson parabens pela luta vc e um vencedor...meu pai esta começando o tratamento mas ele tem 70 anos nao seu se ele aguenta tanta dor...mais eu espero que sim eu acredito que deus esta conosco e com ele,porque e nele que temos que confiar..grande abraço fique nas graças de deus...bjuss...

    ResponderExcluir
  11. Caro Anderson, espero que você esteja recuperado. A família e os amigos nos dão força. Eu estou começando a mesma luta desde 24 de Junho. Um abraço desde Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa, Portugal.

    ResponderExcluir